O Toucinho

Almeirim é a Capital por excelência da famosa “Sopa da Pedra”. E entre os vários restaurantes existentes nas redondezas, há um que se destaca pela qualidade da confeção e pelo ambiente tradicional e rústico do espaço – O Toucinho.

O Toucinho é o pioneiro da Sopa da Pedra e existe desde 1962. Reza a história que: “A Sopa da Pedra não pode fugir à lenda do frade e da sua manha em fazer uma sopa deliciosa com uma pedra. Certo dia, chega a uma localidade meio cansado e com a barriga a dar horas. Bate à porta de uma simpático casal de velhotes e, mostrando uma pedra, diz que gostaria de fazer uma sopa com ela. Incrédulos, perguntaram: Com essa Pedra? Sempre queremos ver isso. Foi o que o frade quis ouvir. Lavou a pedra muito bem e pede uma panela com um pouco de água. – Só com esta pedra e mais nada? – Não, para ficar melhor, deve levar um fiozinho de azeite e deixarem-me pô-la ali naquele brasido. Sempre pedindo os condimentos necessários, o frade põe os seus anfitriões numa azáfama constante. – Agora um pouco de carne, enchidos, feijão, batata, coentros,…etc, etc… Dentro de pouco tempo a panela começa a ferver e a deixar um aroma delicioso. Depois do frade a comer, os velhotes, agora com um ar desconfiado, perguntaram no fim da panela estar limpa até ao fundo. – Então e a pedra? Responde o frade meio manhoso: A pedra? Essa vai servir para arranjar outra refeição ali à frente.” Esperto o frade!

A decoração do restaurante é rústica e as paredes estão decoradas com fotografias e cartazes de touradas e outros elementos alusivos ao Ribatejo e às tradições ribatejanas. Do menu para além da famosa Sopa da Pedra fazem parte entre outros, Costeletas de Borrego, Costeletas da Rinzada, Perna de Borrego, Orelha e Rim de Porco, Carne da Matança, Lombinho de Porco na Vara e vários pratos de caça.

Quando o Outono e o Inverno chegam sabe bem esta Sopa da Pedra do Toucinho, quente e reconfortante. Vale bem a visita!

O Toucinho

Rua de Timor 2-5,

2080-095 Almeirim

0 comments on “O ToucinhoAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *